quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Acessos à praia

Nova cruzada da ADAF.
Após os temporais deste Inverno, o acesso à praia tornou-se difícil, pois o corte na duna oscilou os 2 metros. Ficou claro o futuro do que restou da duna. Com a passagem de milhares de visitantes a esta praia, haveria um contínuo esbarrar da duna, criando inevitávelmente uma aceleração no processo de erosão, permitindo que o mar nas maiores marés rompesse o cordão dunar, com as desastrosas consequências que todos podemos calcular. A medida corajosa da Direcção da ADAF, foi conceber um plano que viabilizasse dois acessos à praia em locais de maior fluxo e de pior acessibilidade, no sentido de proteger a duna.



Frente à passadeira principal.



Com este objectivo, a ADAF elaborou um projecto e mobilizou voluntários para a realização de obra. Os encargos financeiros com o material ficaram por conta da Junta de Freguesia da Fuseta, ficando desde já aqui expresso, o nosso agradecimento pela disponibilidade do Presidente, sr. Carlos Soares.

Alguns dos bravos.

Fase de construção da rampa. Para nascente seriam as escadas.



Também uma palavra de apreço para o "Pita", concessionário do Apoio de Praia "Barraquinha do Saldanha", com o precioso apoio na logística desta empreitada.



Intervalos para recalibrar forças, ânimo e debates sobre o desenrolar da obra, foram uma saudável constante, sem os quais seria demasiado injusto e penoso levar a cabo o nosso propósito.


Testemunho da tentativa, mas nem tudo ficou muito nivelado.



Aspecto final do acesso principal à praia da Fuseta.







O segundo acesso, menos prioritário, para poente, caracterizou-se por apenas uma escada.


Comprovada e reconhecida por todos, a necessidade e importância desta iniciativa, fica a esperança de que este esforço predure e seja respeitado pelas épocas balneares que se seguem.

Fotos de Armando Moura.